quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vai-se aguentando!

As imagens dispersas neste post mostram as condições de treino a que estão sujeitas as cinco equipas do Catel-Cunha neste rigoroso e chuvoso Inverno. São recentes, foram captadas hoje.
Apesar de tudo, vai-se aguentando!
Quando se fala em más condições de trabalho, em instalações deficitárias, a prova está à vista.
Apesar de tudo, vai-se aguentando!
À laia de tudo isto, lá vamos fazendo o possível por nos aguentarmos. E até temos conseguido esse pequeno milagre.
Os grandes obreiros deste feito são, sem dúvida, os nossos jogadores, as nossas equipas técnicas, ou melhor, a sua grande capacidade de sacrifício.
Todos aqui esperavam, nesta altura, ter outras condições de trabalho. Todos esperavam (e desejavam) poderem treinar num piso mais esverdeado. Todos esperavam (e queriam) tomar, no final dos treinos, (nada mais justo!), banho em água quente. Às vezes nem isso é possível! Todos esperavam ter a roupa de treino seca de um treino para o outro... e o tempo que não muda!... Todos esperavam (e ansiavam) que houvesse fundos para fazer face aos compromissos ( associação - que grande fatia! -, arbitragem, força policial, equipamentos, fornecedores, ...) e às vezes o dinheiro é curto. Como fazer para o esticar?!...
Apesar de tudo, vai-se aguentando!
Os nossos jogadores, os nossos treinadores, porém, trabalham afincadamente para ao fim-de-semana irem dando resposta positiva aos compromissos que se lhes deparam. E que resposta têm dado!
Relembramos que os nossos Escolas e os nossos Infantis têm evoluído muito (em todas as vertentes), estão até bem classificados (3º e 4º, respectivamente). Os nossos Juniores têm lutado contra todas as adversidades (4º , na classificação e até já eliminaram o Vilaverdense -já vão 2 da 1ª divisão- para a taça A. F. de Braga). E que dizer dos nossos Seniores que têm produzido grandes exibições (reconhecidas até pelos adversários), encontrando-se em 4º lugar na classificação e com os objectivos primeiros cada vez mais próximos.
Vai-se aguentando!
Talvez por "sofrerem" tanto durante a semana, seja possível aquilo que todos estão a fazer. Claro que não é só o sofrimento, é também a competência de todos eles. Mas saber sofrer, também ajuda.
Por isso, quando sabemos que algum árbitro nos vem prejudicar intencionalmente, quando sentimos ataques injustos de fora, quando vemos subsídios tão indiscriminadamente atribuídos, quando sentimos que têm de ser sempre os "grandes" da nossa praça a ganhar (está agora na moda), ...reagimos em conjunto, reagimos todos. Percebem agora porquê?
Contavamos nesta altura já ter outras condições de trabalho, poder proporcionar aos nossos atletas e treinadores condições diferentes de treino.
Temos a certeza de que isto vai melhorar, no entanto, devemo-nos unir todos em prol de um objectivo, independentemente das condições do momento.
Os ratos são os primeiros a abandonar o navio. Felizmente, aqui não há ratos.
De resto, as promessas vão cumprir-se.
Entretanto, vai-se aguentando!







8 comentários:

Anónimo disse...

As imagens por si falam....

Parabéns e espero realmente que não haja ratos nesta associação

È para continuar a lutar em prol da cultura e do desporto ...

Algum dia alguém vos irá dar razão....

Anónimo disse...

eu ate compreendo a vossa indignaçao mas sendo um club a crescer de ano para ano e apostar sempre mais forte acho que já deveriam ter trabalhado para ter um piso melhor em terra batida enquanto nao tinham a relva.Esse campo sempre foi muito fraco nos invernos. Escoa mal a agua, faz imensas possas de agua e é uma lamaçal autentico. Voces tambem nao procuraram melhorar esse piso mesmo semdo terra.O campo de arentim padecia do mesmo mal e levou uns camioes de terra ha alguns anos e ficou com um bom piso mesmo no inverno. O nine o viatodos o tadim entre outros sao campos em terra batida e com bons pisos. Digo isto porque axo que os miudos mereciam algo melhor mesmo sendo em terra. Eu só acho que as promessas levam muito tempo para serem cumpridas por isso acho que deveriam ter feito alguma coisa para melhorar o que tem. Mas espero sinceramente como adapeto de futebol que consigam relvar o quanto antes porque esses miudos merecem outras condiçoes a nivel de campo. Espero que nao tenham levado a mal mas foi só uma opiniao pessoal.

Anónimo disse...

A todos que gostam de ser tratados iguais, observem bem estas notivcias que transcrevi do site da Camara Municipal de Braga
" Hóquei clube recebe 37 mil euros para trabalho na formação jovem
A atribuição de uma comparticipação financeira de 37 mil euros ao Hóquei Clube de Braga é a proposta que o Executivo Municipal ...
A atribuição de uma comparticipação financeira de 37 mil euros ao Hóquei Clube de Braga é a proposta que o Executivo Municipal se propõe aprovar no dia 15 de Janeiro, com a intenção de apoiar o programa de desenvolvimento desportivo desta colectividade, designadamente no que implica com as camadas jovens.
Tal como acontece com o Sporting Clube de Braga, a quem a Câmara Municipal vai atribuir agora 440 mil euros para o trabalho de formação, também o montante a atribuir ao Hóquei Clube de Braga se dirige ao empenho formativo de desportistas amadores que vai continuar a ser assumido pela agremiação.
O Hóquei Clube de Braga – refira-se – tem sob a sua responsabilidade uma escola de formação de jovens atletas, concretamente nos escalões de iniciados e juniores.
A par deste assunto, a agenda desta reunião ordinária inclui um acordo de colaboração para o desenvolvimento cultural na área da música erudita, sacra e popular, a estabelecer entre o Município e o Grupo Coral e Instrumental do Carmo; uma proposta para a adesão de Braga à Entidade Regional de Turismo do porto e Norte de Portugal; e a autorização para a contracção de um empréstimo a curto prazo.
«Considerando que a receita do Imposto Municipal sobre Imóveis só será arrecadada pela Câmara Municipal em finais do próximo mês de Maio, torna-se necssário que o Executivo autorize, no uso dos poderes que lhe foram conferidos pela Assembleia Municipal, a contracção de empréstimo ou empréstimos a curto prazo, podendo o mesmo ou os mesmos ser sob a forma de abertura de crédito, do montante global de 2 000 000 euros, destinado a fazer face a pagamentos de dívidas a fornecedores e juntas de freguesia», justifica-se ma proposta subscrita pelo Presidente do Executivo, Mesquita Machado.
Nesta sessão, a vereação é ainda chamada a delegar competências em duas autarquias locais para a execução de duas empreitadas em área rural: na Junta de Freguesia de Este São Mamede, para a obra do caminho vicinal das Ribeirinhas e do Outeiro ao Seixedo (56 136, 57 euros); e na Junta de Freguesia de Priscos, para o caminho vicinal do Minhoto (32 636, 61 euros).
Os habituais apoios financeiros de montante reduzido deverão ser atribuídos às autarquias de Escudeiros (8 395, 41 euros), Este São Pedro (2 418, 49 euros) e Cunha (6 195, 00 euros)."

Que tal, eu pessoalmente sento-me frustrado com tantos euros.
Domingos

Anónimo disse...

Em Setembro ....noticia
“Novo” Parque das Camélias é apresentado
O Presidente da Câmara Municipal de Braga participa no dia 26 de Setembro, às 17h30, no Campo de Futebol das Camélias, à apresentação do novo parque ...
O Presidente da Câmara Municipal de Braga participa no dia 26 de Setembro, às 17h30, no Campo de Futebol das Camélias, à apresentação do novo parque desportivo ali executado, uma obra municipal com custos aproximados dos 680 mil euros e de que se destaca a aplicação de um “relvado” sintético.
O Parque das Camélias, que faz fronteira a sul com o Parque Municipal de Exposições, assume-se como um dos pólos desportivos mais importantes da área urbana de Braga, servindo de casa a equipas de futebol federado como o Arsenal Clube da Devesa, Soarense Futebol Clube, Inter da Boavista, Ginásio Clube da Sé e Patrimonense Futebol Clube.
«Estamos, significativamente, perante a construção de um campo de futebol com relvado sintético, executado no maior dos campos pelados das Camélias», explica a Vereadora do Desporto, Palmira Maciel, que sublinha a importância deste campo de jogos no contexto da modernização de toda a rede de parques desportivos do concelho que o Município de Braga está a efectuar.
Além do novo campo em piso sintético (103,00 x 63,00 metros), o Parque das Camélias – cuja obra se consubstanciou ainda na execução de muros de suporte em betão armado, infraestruturas de drenagem, iluminação, vedação, balneários e equipamentos de apoio – integra também um campo de futebol em terra-batida.
A par das equipas enunciadas, serve ainda de palco aos escalões infantis, juniores e escolas de formação do Sporting Clube de Braga, preparando-se para acolher igualmente a Área de Desporto da Escola Profissional de Braga.
A execução da obra, tutelada pela Direcção de Obras e Serviços Urbanos, seguiu um projecto elaborado e fiscalizado pelos competentes serviços municipais.

Assinatura de contratos-programa
A apresentação do “novo” Parque das Camélias” é também aproveitada para a assinatura formal de “contratos-programa de desenvolvimento desportivo” entre o Município de Braga e cinco clubes desportivos do concelho: Merelinense Futebol Clube, Grupo Desportivo de Adaúfe, Dumiense Futebol Clube, Palmeiras Futebol Clube e Futebol Clube Ferreirense.
Os contratos têm como primeiro objecto a colocação de pavimento relvado sintético e a execução de outros melhoramentos nos respectivos campos de jogos.
De acordo com Palmira Maciel, esta colaboração com aqueles agrupamentos tem em conta «a necessidade de apoiar e estimular os clubes, uma vez que eles desempenham um papel fundamental no processo de desenvolvimento desportivo do concelho».
Deste modo – diz a Vereadora da Educação, desporto e Juventude – se expressa a preocupação do Município de Braga em ir ao encontro das necessidades e interesses da comunidade, correspondendo às dinâmicas desportivas actuais e indo de encontro aos anseios e necessidades da população no que concerne a uma prática desportiva regular.
Refira-se que estamos perante espaços de desporto propriedade das respectivas estruturas associativas.

catel disse...

Duas notícias elucidativas. Sem dúvida.

Anónimo disse...

Esta é mais uma de ganhar aquilo .....

"Município apoia escolas de formação do SCB

Colectividade vai criar Secção de Desporto Adaptado
A Câmara Municipal de Braga vai comparticipar com 440 mil euros o programa de desenvolvimento desportivo que o Sporting Clube de Braga está a desenvolver na presente temporada, dando assim sequência ao apoio que habitualmente presta às actividades de formação, fomento e sensibilização para a prática desportiva desenvolvidas por esta colectividade de interesse público.

O assunto – sob a forma de proposta a ser votada na reunião ordinária do Executivo que acontece esta no dia 15 de Janeiro, a partir das 09h30 – tem em conta o substancialmente aumento de aderentes à prática desportiva promovida pelo clube.

Conforme sublinha o Presidente do Sporting Clube de Braga na solicitação dirigida ao Município, embora as duas partes estabeleçam anualmente um contrato-programa, «o aumento substancial das despesas dele decorrentes não tem sido reflectido, desde há quatro anos, num reforço de verbas, mantendo-se inalterado desde então o montante atribuído pela Câmara Municipal».

«Uma vez que está previsto para a presente temporada o alargamento do número de praticantes, designadamente através da constituição de uma Secção de Desporto Adaptado (boccia) e da criação de duas novas equipas no futebol de formação, solicita-se um acréscimo de 10 por cento nos valores para esta temporada», subscreve António Salvador.

O Sporting Clube de Braga é uma associação desportiva de utilidade pública, agraciada com a medalha de ouro da cidade. Com cerca de 18 500 associados e 87 anos de idade, é a colectividade desportiva mais representativa do concelho, movimentando nas suas escolas de formação e nas secções amadoras mais de 3 500 jovens por época.

Os seus jovens atletas, de áreas como o atletismo, natação, futebol, futsal, voleibol e bilhar, têm sido convocados para integrar as selecções que representam Portugal nos mais distintos eventos desportivos europeus e mundiais."

Município apoia escolas de formação do SCB

Colectividade vai criar Secção de Desporto Adaptado
A Câmara Municipal de Braga vai comparticipar com 440 mil euros o programa de desenvolvimento desportivo que o Sporting Clube de Braga está a desenvolver na presente temporada, dando assim sequência ao apoio que habitualmente presta às actividades de formação, fomento e sensibilização para a prática desportiva desenvolvidas por esta colectividade de interesse público.

O assunto – sob a forma de proposta a ser votada na reunião ordinária do Executivo que acontece esta no dia 15 de Janeiro, a partir das 09h30 – tem em conta o substancialmente aumento de aderentes à prática desportiva promovida pelo clube.

Conforme sublinha o Presidente do Sporting Clube de Braga na solicitação dirigida ao Município, embora as duas partes estabeleçam anualmente um contrato-programa, «o aumento substancial das despesas dele decorrentes não tem sido reflectido, desde há quatro anos, num reforço de verbas, mantendo-se inalterado desde então o montante atribuído pela Câmara Municipal».

«Uma vez que está previsto para a presente temporada o alargamento do número de praticantes, designadamente através da constituição de uma Secção de Desporto Adaptado (boccia) e da criação de duas novas equipas no futebol de formação, solicita-se um acréscimo de 10 por cento nos valores para esta temporada», subscreve António Salvador.

O Sporting Clube de Braga é uma associação desportiva de utilidade pública, agraciada com a medalha de ouro da cidade. Com cerca de 18 500 associados e 87 anos de idade, é a colectividade desportiva mais representativa do concelho, movimentando nas suas escolas de formação e nas secções amadoras mais de 3 500 jovens por época.

Os seus jovens atletas, de áreas como o atletismo, natação, futebol, futsal, voleibol e bilhar, têm sido convocados para integrar as selecções que representam Portugal nos mais distintos eventos desportivos europeus e mundiais.

Anónimo disse...

pelo que eu sei o relvado já está programado, só não comeceu agora por opção ... agora só espero que quando tiverem condições não abandonem o barco ...

Anónimo disse...

Se já se aguentou tanto tempo sem condições, qual é o problema de abandonar o barco quando as houver? até o sr. tomaria conta dele, não? Nem que fosse outra vez...