terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ao som do apito!

Daria para rir a recente polémica sobre a arbitragem do sr. Paulo Batista no jogo que opôs o Benfica ao Braga no estádio da Luz. Daria para rir se não fosse triste.
Quer na imprensa regional, quer na nacional, algumas figuras públicas (com responsabilidades no futebol nacional e regional e não só no futebol) vêm dizer que aquilo foi um roubo, que o árbitro esteve sujeito a pressões externas, que a nomeação foi alterada, tantas outras coisas. Não há dados que permitam rejeitar ou corroborar tais afirmações.
O importante é, no entanto, a contundência com que se atacou o árbitro que, na realidade, errou várias vezes.
Se estivermos atentos ao futebol regional, no âmbito da nossa associação (A. F. de Braga), todos (ou quase todos) os fins-de-semana há pelo menos uma equipa que tem queixas da arbitragem.
E ninguém levanta tão alto a bandeira para socorrer os que se sentem injustiçados.
Parte-se do princípio que a grande maioria dos árbitros são bons, honestos e imparciais. E são mesmo. Mas também há alguns que é necessário (urgente) varrer da arbitragem. Há suspeitas em torno da arbitragem que é necessário varrer.
A culpa não será (não é de certeza) só dos árbitros. Claro. Muitos dirigentes desportivos contribuem para esta poeira no futebol.
Existem grãos de areia no futebol regional que emperram a máquina e que é necessário limpar. Para bem deste mesmo futebol. Dir-se-ia mais - para que a sua continuidade seja possível.
É preciso pensar o futebol regional, reestruturá-lo, no sentido de o clarear (clarificar), varrer de vez as suspeições, os compadrios, todos os vícios de que este futebol está eivado.
O futebol nacional é muito importante. Deve ser límpido. Os grandes não devem ser (sempre) os beneficiados. É verdade. Mas o regional (o nosso) também.
E que se saiba, aqui ainda ninguém pegou na vassoura!

3 comentários:

Anónimo disse...

de facto este blog é o melhor blog desportivo que jamais vi... pena é se é lido pelas entidades competentes .....

Continuem a mover as águas talvez consiguam as mudanças...
FORÇA

Anónimo disse...

Os responsáveis pela Associação de Futebol de Braga, deveriam pensar como pode ser possível, passar a imagem que o futebol é uma mentira, e quererem fazer parte de um organismo onde existe e prevalece a corrupção. Vamos ver as coisas, quem paga as remunerações aos órgãos que constituem esta associação, é o futebol, se deixar de haver a pratica do mesmo por um club, depois por outro, como vão viver estas pessoas que nada querem fazer para contribuírem para a verdade desportiva? Arranjam sempre outro tacho.
À Associação de Futebol de Braga, “não devemos querer para os outros aquilo que não queremos para nós”
Domingos

Unknown disse...

Sigo atentamente este blog e como sou uma pessoa interessada por futebol venho também aqui fazer-vos um alerta, para além da Ass de futebol de braga é necessário ver também outras entidades que tem mais responsabilidade na sociedade e que sofrem de um síndrome de imparcialidade descomunal.
Meus caros senhores isto só pode acontecer em Braga. Como é possível que num ano que se anuncia que terá uma crise ainda maior que nos anos anteriores se possa aumentar a comparticipação ao S. C. Braga em 10%? Sei que é necessário apoiar a formação e que os jovens do concelho merecem esse apoio mas, digo concelho todo o concelho em Braga não existe só o S. C. Braga, sei que é o que mais jovens movimenta mas dizer que são 3500????????’. só quem não faz contas é que não vê que isto é uma tremenda mentira. O S. C. Braga tem:
Juniores--- plantel 24 atletas
Juvenis A --- plantel 24 atletas
Juvenis B --- plantel 24 atletas
Iniciados A --- plantel 24 atletas
Iniciados B--- plantel 24 atletas
Iniciados C--- plantel 24 atletas
Escolas--- 400 atletas ( estes pagam mensalmente 25€ e uma jóia anual de 80€)
Futsal formação---100 (dados não concretos por isso faço as contas por excesso)
Atletismo-----100 (dados não concretos por isso faço as contas por excesso)
Natação-----100 (dados não concretos por isso faço as contas por excesso)
Basquetebol----100 (dados não concretos por isso faço as contas por excesso)
Isto se ainda sei somar dá cerca de 944 atletas. Onde é que andam os outros 2556. Isto é mais uma forma encapotada de financiar o futebol sénior.
O Sr Mesquita Machado só olha para o S. C. Braga e os outros clubes que muitas vezes não tem sequer dinheiro para pagar os seguros das carrinhas que transportam os jovens.
Mais uma vez repito que se deve apoiar a formação mas os bracarense são todos iguais não há bracarenses de 1ª nem bracarenses de 2ª, o meu filho que joga futebol no catel tem tanto direito a ser apoiado pela autarquia como o filho do Sr. Eng. Fagundes que joga no S. C. Braga.
Se eu estiver enganado alguém que faça o favor de me desmentir.