terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Coisas do futebol... e não só.

No Diário do Minho, jornal regional, de 15 de Janeiro de 2009, pode ler-se numa página de desporto uma notícia com o título:
"Sp. Braga recebe da Câmara 440 mil euros para a formação"
Depois continua:
"A Câmara Municipal de Braga vai comparticipar com 440 mil euros o programa de desenvolvimento desportivo que o Sporting de Braga está a desenvolver na presente temporada, dando assim sequência ao apoio que habitualmente presta às actividades de formação, fomento e sensibilização para a prática desportiva desenvolvidas por esta colectividade de interesse público.
O assunto - sob a forma de proposta a ser votada na reunião ordinária de hoje do executivo - tem em conta o substancial aumento de aderentes à prática desportiva promovida pelo clube.
Conforme sublinha o presidente do Sporting de Braga na solicitação dirigida ao Município, embora as duas partes estabeleçam anualmente um contrato-programa, "o aumento substancial das despesas dele decorrentes não tem sido reflectido, desde há quatro anos, num reforço de verbas, mantendo-se inalterado desde então o montante atribuído pela Cmara Municipal.
Uma vez que está previsto para a presente temporada o alargamento do número de praticantes, designadâmente através da constituição de uma Secção de Desporto Adaptado (boccia) e da criação de duas novas equipas no futebol de formação, solicita-se um acréscimo de 10 por cento nos valores para esta temporada", subscreve António Salvador.
O Sporting de Braga é uma associação desportiva de utilidade pública, agraciada com medalha de ouro da cidade. Com cerca de 18.500 associados e 87 anos de idade, é a colectividade desportiva mais representativa do concelho, movimentando nas suas escolas de formação e nas secções amadoras mais de 3.500 jovens por época.
Esta é a notícia na íntegra.
Três reflexões:
1- É de louvar o apoio ao Sp. de Braga. E (nas devidas proporções) os outros?
2- Quando nós (Catel-Cunha) tentamos realizar o contrato-programa, proposto por um vereador da oposição, não foi possível. Porquê?
3- 1% desta verba seria uma ajuda muito substancial para outras associações que também desenvolvem, fomentam e sensibilizam para a prática desportiva. E têm muito mais do que 1% dos atletas do Sp. de Braga.

5 comentários:

Anónimo disse...

seria bom que isso chegasse a muitas associações como a vossa... e a algumas boas gentes da Câmara....
Há que ter coragem de dizer as verdades às pessoas certas....

Anónimo disse...

100% de acordo. os clubes da afbraga deviam todos unir-se essa situaçao. apesar de a camara nao se aperceber, em braga existem muitos clubes alem do SCBraga e todos deviam merecer a sua atençao porque muitas vezes e nestes pequenios clubes que se formam e educaam muitos jovens. e nestes clubes que eles apredem a lutar pelos seus objectivos e lutam contra as adversidades destes clubes que muitas das vezes nem condiçoes adequadas a pratica despotiva têm.
o trabalho destas associaçoes tem que ser mais valorizado e nao esquecido so para que um unico clube receba todas as verbas destinadas ao desporto.

Anónimo disse...

E os 50 euros de inscrição mais os 30 euros que os pais dos miudos do braga pagam todos os meses para que servem? Nao me digam que precisam de mais 440 mil para sobreviver!coitadinhos...quem agradece é o Salvador! Que vergonha! Nos sobrevivemos com 10 euros por mes! E é verdade, ja olharam para a classificação de infantis e escolas?nao é o mais importante mas da para tirar alguma conclusao..

Anónimo disse...

Esta excelente notícia publicada no jornal regional de Braga, só agrada a quem tem os miúdos no Braga, mesmo assim, se pensarem um bocadinho que seja nos outros miúdos, não agrada muito e podemos pensar como é possicvel isto, é legal?! só não consigo perceber como fazem deste roubo (ás outras formações) bandeira. Gostava de saber como é que a Câmara tem o dinheiro, de onde veio, (impostos pagos por podos de uma nameiro ou de outra) se foi dado pelo Engº Mesquita Machado (em nome pessoal), tudo bem, o que não parece, mas se foi entregue Pelo Presidente da Câmara é muito triste e injusto como se consegue ter uma pessoa no poder á tantos anos eleito pelo povo, é caso de dizer “é cão que não conhece o dono”só pensa no S.C.Braga, porque todos os miúdos deviam ter acesso ao desporto, mas para isso têm que se criar as condições necessárias para a sua pratica, sem dinheiro isso não é possível, a câmara deveria e teria de apoiar proporcionalmente todas as formações. Se repararem na Câmara de V.N.Famalicão o Presidente, tem definido que os apoios são proporcionais para todos (talvez por isso o Famalicão esteja na posição que está), isto para mim é muito triste haver tanta descriminação, pode ser que o pessoal se lembre dele este ano de 2009, mas eleições (ele vai candidatar-se) e a previsões não estão cor de rosa.
Um abraço para quem luta pelo melhor para o CATEL, havemos de continuar se não for melhor será pior um bocado.
Domingos

Anónimo disse...

Isto é mesmo uma vergonha. Só falta dizer que o Vereador da Oposição que fez essa proposta para o catel e para todos os outros clube de Braga foi o Ricardo Rio que se deus quiser vai ser o próximo presidente da câmara.
Porque até agora votou a favor dio apoio ao Braga mas disse que tinha de haver apoio para os outros. Assim sim.
Carlos