No comentário ao jogo com o Ninense em casa vamos limitar-nos a escrever aqueles apontamentos que fomos tomando ao longo do jogo. Nem mais um comentário além do que foi escrito durante o decorrer do jogo. Quem viu o jogo, se quiser acrescentar mais algum comentário poderá fazê-lo.
O jogo iniciou-se com as equipas a estudarem-se mutuamente. O Ninense teve uma primeira oportunidade logo aos oito minutos, depois de um cruzamento para a área com o avançado a cabecear ao lado.
Aos onze minutos, canto a favor do Catel-Cunha, Tiago Rocha bate para o interior da área, onde aparece o capitão Dinis a cabecear para o fundo das redes. Estava feito o 1-0 para o Catel-Cunha. Explosão de alegria dos nossos adeptos.
Previsível reacção do Ninense em busca do golo do empate. Mas o Catel-Cunha ia gerindo o jogo e o resultado.
Na primeira metade da 1ª parte, não se registou nenhuma (umazinha sequer!) falta a favor do Catel-Cunha. Coincidência? A primeira falta a favor do Catel-Cunha, a meio campo, apenas foi assinalada aos 23 minutos.
Pequenas habilidades do sr. árbitro da partida que, com faltas, a maioria inexistentes, a meio campo, ia-nos empurrando para a nossa área.
À meia hora de jogo, o sr. árbitro achava estranho o Ninense ainda não ter empatado e massacrava-nos com faltas duvidosas e outras inexistentes e com cartões amarelos. Três de rajada logo a seguir ao nosso golo.
O "caldinho" (foi o que escrevemos nesta altura do jogo) está a ser preparado pelo senhor de amarelo.
Final da 1ª parte, lançamento do Catel-Cunha para a área, o guarda-redes do Ninense fica a meio do caminho e o Filipe, de costas para a baliza, cabeceia para golo. Os srs. árbitros principal e auxiliar validam o golo, mas depois arrependem-se e marcam falta contra nós.
O Catel-Cunha entrou na 2ª parte com vontade de dilatar a vantagem, o Manso envia uma bola à barra, mas a recarga não surge.
Aos 66 minutos, o sr. árbitro descortinou uma grande penalidade por corte de Ferreira na cobrança de um canto e não perdeu o ensejo de a assinalar. Pouquíssima gente viu o penalty em campo. O Ninense chegou ao empate.
Mas o Ninense também não facilitava a tarefa do sr. árbitro e não criava perigo junto da nossa baliza. Aliás nem lá ia. Então aos 74 minutos expulsa o Tiago Rocha. E justifica: 1º - "agrediu o adversário" (mas o homem nem lhe tocou); 2º - "tentou agredir o adversário" (já está melhor); 3º - (já depois de o jogo acabar) "cada vez que disputava um lance ria-se com ar de gozo". (Assim está bem sr. árbitro!).
O problema é que mesmo assim, até aos 80 minutos, ainda criamos duas oportunidades de golo, cabeceamento de Dinis após um canto, remate de Marco Lima, já dentro da área, ao lado.
A partir daqui secaram as nossas hipóteses de podermos sequer disputar o jogo.
Nos últimos 16 minutos (10 + 6 de descontos - na realidade foram 8), o Ninense teve 8 faltas ofensivas (feitas pelos nossos avançados) e beneficiou de 7 faltas defensivas (praticadas pelos nossos defesas - bem juntinho à área).
Mas era uma chatice, o Ninense estava em dia não e nem de livre conseguia criar perigo. Mas não há que desesperar, como diz o aforismo: "os amigos são para as ocasiões".
Aos 98 minutos lançamento para a nossa área, o Dinis, antecipa-se ao defesa e corta para canto e o sr. árbitro entendeu que ele cortou para grande penalidade. 1-2 para o Ninense.
Este amigo decerto tinha-se esquecido das prendas de Natal e trouxe-as para os Reis.
Foi a situação mais caricata que me lembro de ver no futebol. E estavam cerca de 400 pessoas a assistir. E acho (?) que também não vai ser fácil provar nada.
Este futebol faz-me lembrar uma história que ouvi: a do passarinho. Se não quiserem, não ouçam.
Na Primavera, um passarinho andava pelo prado, alegremente a cantar: piu, piu, piu...; quando chegou o Outono, mais frio e o passarinho com menos alegria: piiiu, piiiu, piiiu... no Invervo, frio e neve, e o passarinho piiiiu, piiiiu, piiiiu... e caiu inanimado no chão.
Uma vaca que por ali pastava cagou em cima do passarinho, que sentindo mais calor, pôs a cabeça de fora e começou outra vez: piu, piu, piu... Só que também por ali andava uma raposa, esfomeada devido às agruras do tempo, e ouvindo o passarinho pegou nele com a boca, sacudiu-o e comeu-o.
A história não é grande coisa, mas o importante são as moralidades que dela se podem retirar:
1ª - Nem sempre quem nos põe na merda é por nos querer mal;
2ª - Nem sempre quem nos tira da merda é por nos querer bem;
3ª - e talvez mais importante - mesmo com merda até ao pescoço - bico calado!
O Catel-Cunha alinhou com os injustiçados - Álvaro; David; Dinis; Mano; Miguel; Pedro Rocha; Tiago Rocha; Maki; Alexandre; Marco Lima; Filipe.
Com os também injustiçados suplentes - Sky; Marco Teles; Ferreira; Marcos Cá; Zé; Manel; Geraldo.
Estes injustiçados - Marcos Cá, Ferreira e Geraldo, substituiram aos 60, 64 e 80 m, os outros injustiçados - Filipe, Miguel e Marco Lima.
Golos - Dinis
Disciplina - Amarelo - David, Miguel, Pedro Rocha, Marco Teles. Vermelho - Tiago Rocha (o tal da risota), Filipe e Dinis.
Equipa técnica - Sérgio Lino, Marco Licínio e Manuel Azevedo.
23 comentários:
não sou adepto de nenhuma das equipas e assisti ao jogo
é verdade que foram prejudicados mas, quantas vezes, já foram beneficiados ?
nenhuma, não creio.
no entanto devo dizer-vos que se só foram expulsos os jogadores que aqui se diz tiveram muita sorte porque mereciam ser expulsos pra aí uns seis ou sete jogadores vossos cujos comportamentos são os mesmos dos vossos adeptos, istó é, de uma insubordinação e má criação gritante.
Mas o pior disto é que as vossas camadas jovens, neste caso os juniores, já alinham pelo mesmo diapasão segundo constam relatos de vossos adeptos na crónica do jogo com o Arnoso, isto é, estão a ir pelo mesmo caminho.
o futebol é para ser vivido desportivamente e não com má criação, mesmo quando somos prejudicados.
Parece-me que já vi um caso igual ao vosso aí perto em Arentim e vejam onde estão agora.
No futebol infelizmente existe determinadas pessoas que quando não têm valor nem qualidade, conjugadas com muito pouco trabalho e empenho, (férteis na corrupção) pensam como têm que fazer para ganhar, a quem trabalha todos os dias honestamente com rigor e muita dedicam, e pensam, “hoje é quinta feira como é que se chama a equipa que temos de adquirir o passe, temos que ter força nos euros porque não temos tempo para perder pontos”, então enquanto a Associação de Futebol de Braga não quiserem expulsar e punir severamente essas pessoas, estamos sujeitos sempre a gramar com estes vírus cancerosos. Por favor deixem trabalhar em prol do bom futebol e da boa organização, não voltem a fazer esta palhaçada quando quiserem fazer convidem uma equipa do vosso bairro.
Aos jogadores, equipa técnica e administração do CATEL, felicito pelo vosso profissionalismo, esta situação só aconteceu porque vocês incomodam pelo vosso bom trabalho e dedicação, continuem com o vosso projecto
Ao adepto de outra equipa, só tenho a dizer que tem toda a razão, mas não se esqueça que tudo foi movimentado pela actuação do árbitro. E já conseguimos sofrer 6 penaltis este ano dos 8 golos que temos sofrido.
Canto..
Ao primeiro comentario so tenho a dizer que os juniores nao teem nada a ver com isso porque eles tem tido um comportamento muito bom e a culpa disto que se passou foi do arbitro.
E quanto ao arnoso eles e que criaram problemas...
Força CATEL
Também vi o jogo, e não me parece que tenha sido o "roubo de igreja" que pintam nesta cronica - esta é a minha opinião. Parece-me sim, uma ingenua manobra de quem escreve, para fazer esquecer os resultados recentes contra o Celeirós, Vila Chã , Louro ou o Apulia. Ou será que o homem de amarelo também "actuou" nesses jogos ? Ainda que o negue nos jornais e blogs, o treinador do CATEL anda pela escola onde leciona a dizer que o CATEL vai subir este ano,palavra puxa palavra, as coisas começam a correr mal, e logo o nervosismo toma conta da equipa, e o nervosismo dá lugar á indisciplina rapidamente. Sem ser adepto particular de nenhuma das equipas, isto foi o que vi, uma equipa local indisciplinada, com a assistencia a optar pela malcriadagem e violencia em deterimento do dito civismo e saber-perder que muitas vezes apregoam aqui no site.
Se realmente se acham injustiçados de algum modo , mostrem-no no proximo jogo contra o Alvelos.
Fomos claramente injustiçados mas, temos de saber ultrapassar a situação e fazer tudo para voltar aos lugares de subida...ng disse que ia ser facil...ja vimos que nao basta ser melhor que o adversario, temos de ser MT MELHORES!
Nunca ninguém disse que queria subir de divisão até hoje. Nós somos um clube humilde e sabemos perder. Somos um grupo e uma familia ao mesmo tempo não somos jogadores mercenários que só procuramos dinheiro. O significado do futebol para nós não se traduz no dinheiro mas sim no divertimento.Em todos os clubes das diferentes divisões da A.F. Braga, a preocupação dos jogadores é receber os subsidios ao fim do mês. Somos diferentes e vamos conseguir ter sucesso e promover o futebol.
Observador atento... de facto pode ser observador mas com toda a certeza não é atento ... pois se lesse mais atentamente os comentários aos jogos veria que o CATEL sabe ser coerente e nunca em algum dos jogos culpou o "Sr amarelo" mas sim a falta de vontade, de empenho dos jogadores... quanto à violência não a vi.. houve de facto animos exaltados... pudera que não é filho de boa gente não se sente... e os Cunhenses são filhos de boas gentes...quanto à equipa .. não foi uma equipa indisciplina que vimos mas sim uma equipa que luta para que o seu trabalho seja valorizado.. porque o CATEL é uma familia e não jogadores à espera do fim do mês para receber os seus tostões...mas estou confiante que, quer a direcção. quer os atletas saberão erguer a cabeça e continuar com muito desportivismo o campeonato
FORÇA CATEL
Observador atento... de facto pode ser observador mas com toda a certeza não é atento ... pois se lesse mais atentamente os comentários aos jogos veria que o CATEL sabe ser coerente e nunca em algum dos jogos culpou o "Sr amarelo" mas sim a falta de vontade, de empenho dos jogadores... quanto à violência não a vi.. houve de facto animos exaltados... pudera que não é filho de boa gente não se sente... e os Cunhenses são filhos de boas gentes...quanto à equipa .. não foi uma equipa indisciplina que vimos mas sim uma equipa que luta para que o seu trabalho seja valorizado.. porque o CATEL é uma familia e não jogadores à espera do fim do mês para receber os seus tostões...mas estou confiante que, quer a direcção. quer os atletas saberão erguer a cabeça e continuar com muito desportivismo o campeonato
FORÇA CATEL
O sr. observador que se diz atento, não está tão atento quanto isso.
Refere que o comentário é para encobrir resultados menos bons registados anteriormente. Concerteza não leu os comentários a esses jogos, caso contrário teria lido que tivemos pouca atitude em campo. No caso concreto do jogo do Louro, até louvamos a actuação do sr. árbitro e dissemos que com árbitros assim a verdade desportiva estaria sempre salvaguardada.
Esteja mais atento e leia.
Em várias ocasiões e em vários sítios, desde as conversas, ao blog, passando pela comunicação social sempre referimos (todos, sobretudo o nosso treinador) que o nosso objectivo é a manutenção. Não vamos é perder os jogos propositadamente. Seria até anti-desportivo.
Fique atento sr. observador. Sabe que o pior cego é o que não quer? ver
DIARIO DO MINHO - 8.1.2008 - pg. 30
Avaliação da I Divisão da AF Braga está feita
«CATEL é a grande surpresa»
Citando " João Pedro Lopes disse...
DIARIO DO MINHO - 8.1.2008 - pg. 30
Avaliação da I Divisão da AF Braga está feita
«CATEL é a grande surpresa»
9 de Janeiro de 2009 10:44"
Para quem não leu a noticia, é o treinador de outra equipa que o diz , e não nenhum organismo credivel ou o proprio jornal.
Vamos lá a repôr a verdade...
Neste celebre jogos de memórias inesquecíveis, leva-me a concluir que o objectivo era indiscutivelmente a derrota do adversário directo e do treinador. Isto tudo planeado, o resultado conforme toda a gente já sabe. Depois vai ser muito natural, os jogadores a reagirem assim como o treinador, nessa caso sanciona-se com cartões vermelhos, porque neste caso têm mesmo de ser castigos, mas atenção caso isso não seja suficiente o deus todo poderoso do encontro durante os 90+6+2, ao fazer o relatório (no restaurante com aquela pessoa), decide como tentar atingir mais eficazmente o alvo pretendido (como não consegui expulsar) vamos escrever OK. Foi assim esta triste novela com estreia no passado domingo ás três horas. Mesmo assim vai ser insuficiente pois a estrutura do CATEL é bastante sólida e consistente. Força Sérgio Lino consegues sempre.
Ora aí está uma grande discussão da língua portuguesa: " Serão os castigos decidos na secretaria ou na secretária?".
A Secretaria está em Braga, na sede da AF e supõe-se que é lá e só lá que se reune os aurautos do direito do desporto e avaliam imparcialmente os castigos aplicar.
Depois de ver os castigos aplicados ao CATEL pergunto, alguém terá esquecido o assento?
É que estas estão nos balneários, nos escritórios e nos restaurantes.
Como se diria numa das pérolas do cinema português: secretárias há muitas....
quais foram os castigos po catel?
tiago rocha-1 jogo
filipe trecula-1 jogo
dinis sousa-4 jogos
sergio lino-30 dias
dr.marques-advertencia
pelo que aqui se tem escrito, qualquer coisa que não passe pela vitoria em Alvelos, é dar razão aos "velhos do restelo". Toca a ganhar ...
Mais uma vez aparece o CATEL nos jornais a fazer o papel de coitadinho e de que foi ou tem sido "roubado" nos jogos. A ser um clube tão pequeninho, não percebo comno têm tanto espaço reservado nos jornais ; é que isto de FAZER noticias tem que se lhe diga; hoje é o treinador a dizer que vai abandonar o futebol por causa de um castigo ridiculo (veja-se o treinador do Dumiense que apanhou meses de castigo ), no outro dia era o clube que ia desistir , amanhã quem sabe, será o rancho do CATEL , que ficou abalado psicologicamente, que também vai cessar funçoes. Tenham vergonha de vir para os jornais tentar pressionar o arbitro do proximo jogo contra nós - É que coitadinhos... Há muitos .... e amanhã virão de Alvelos com mais um cesto...
"JOSE ALAIN MACHADO FREITAS", mais conhecido no mundo do futebol pelo "ucraniano", por causa da sua cabeleira russa e da face pálida, é o arbitro nomeado para o jogo de amanhã.Ora, sendo ele um grande amigo pessoal de um ilustre alvelense, por essa ordem de ideias , amanhã é "derrota" pela certa para o CATTLE ... LOL
alvelense amanha vemos isso..nao se ganham jogos aki no blog..ainda vem k conhecem o arbitro pode ser k os ajude ou nao..se marcar 2 ou 3 penaltis..ou expulsar mais 2 jogadores..e mesmo assim tenho duvidas..o nine precisou de tudo isto e quase que nao dava..akele abraço
alvelense parece que mesmo com um árbito que é vosso conhecido estais cheios de medo.É bom ver que uma equipa como o CATEL mesmo sendo "pequenina",como vós dizeis, consegue ser uma equipa que impõe respeito e admiração perante os adversários, de tal forma que estes vêm com falinhas a pensarem que metem medo. Força CATEL vocês são superiores a tudo isto.
Lamento que o Alvelos 4EVER não conhece o CATEL nem as suas gentes.. pois são honestos ao ponto de reconhecer quando falham ou não ... assim como sabem dar valor aos que jogam (sim aos que jogam) porque o Nine não joga compra..... e penso que em vez de andarem a dar nos pés uns aos outros deveriam se juntar para acabar com a escumalha que anda pela AF Braga a fim de poder fazer futebol honesto como fizeram hoje... Parabéns Alvelos e para o CATEL força vocês ainda podem ir longe.... outras equipas vos irão dar razão...
Como anunciado na vespera, o Alvelos ganhou e ganhou bem. Embora tenha de reconhecer que o CATEL até tem valor, não posso negar que as melhores equipas da serie que vi até hoje são o Apulia (perdemos em casa 1-3), o Ninense (perdemos em Nine 1-0)e o LOURO ( empatamos 1-1) . Acredito que o CATEL possa fazer um campeonato interessante, mas acho que grande parte dos jogadores são muito novos , logo cedem facilmente á pressão de estar nos primeiros lugares. Ontem não foi roubo de igreja nenhum, e o Alvelos ganhou sem contestação. Bom resto de campeonato.
Enviar um comentário